O que é a CPA?
Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão ou comitê presente em instituições de ensino superior, como universidades e faculdades, que tem como principal objetivo coordenar e executar processos de avaliação interna e autoavaliação da instituição. Ela desempenha um papel fundamental na busca pela melhoria contínua da qualidade acadêmica e na garantia da eficácia dos serviços educacionais oferecidos.
A CPA é responsável por conduzir pesquisas, coletar dados, analisar informações e envolver todos os membros da comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnicos administrativos e gestores) no processo de avaliação institucional. Através dessas avaliações, a CPA identifica pontos fortes e fracos da instituição, elabora relatórios e recomendações para a gestão, e ajuda na elaboração de planos de ação para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
Como é formada a CPA?
A CPA será constituída de 06 (seis) membros, sendo 02 (dois) docentes, 01(um) discente, 01 (um) técnico-administrativo e 02 (dois) representantes da sociedade civil organizada e será vinculada à Coordenação Acadêmica.
Por que é importante avaliar?
A Faculdade Teológica Batista de São Paulo entende a importância da avaliação como processo que proporciona qualidade aos serviços oferecidos. Desde o credenciamento por meio da Portaria 1719/05, a autorização e posterior reconhecimento do curso de Teologia por meio da Portaria 2053/10 vem desenvolvendo os trabalhos da CPA por meio de Avaliação institucional. 6 A proposta da Avaliação institucional consolida o sentimento comum de avaliação, onde todos os setores, sendo devidamente representados, avaliam e são avaliados.
O processo de avaliação institucional da Faculdade é objeto de contínuo aprimoramento e tenciona mobilizar a comunidade acadêmica a refletir sobre o desempenho institucional em seus mais variados aspectos e campos de atuação de modo a buscar o fortalecimento de sua identidade e a conquista de seus objetivos, sejam acadêmicos, sejam socioculturais.
Como funciona a avaliação?
A autoavaliação é realizada ao longo de três anos. Durante esse período avaliamos cada uma das dez dimensões dispostas no art. 3° da Lei N° 10.861, que institui o Sinaes. Publicamos os relatórios em nosso site. Assim nossa avaliação é feita conforme segue:
- Ano 1
- . Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional:
- Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
- . Eixo 2: Desenvolvimento Institucional:
- Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
- Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
- . Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional:
- Ano 2
- . Eixo 3: Políticas acadêmicas que compreende as seguintes dimensões:
- Dimensão 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;
- Dimensão 4 – Comunicação com a Sociedade;
- Dimensão 9 – Política de Atendimento aos Discentes.
- . Eixo 3: Políticas acadêmicas que compreende as seguintes dimensões:
- Ano 3
- . Eixo 4: Políticas de Gestão:
- Dimensão 5: Políticas de Pessoal;
- Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição;
- Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira;
- . Eixo 5: Infraestrutura Física:
- Dimensão 7: Infraestrutura Física.
- . Eixo 4: Políticas de Gestão:
Documentos da CPA
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior
Relatórios da CPA
Resultados da Avaliação Institucional - 2022