Perfil do futuro Pedagogo da FTBSP
Depois de cursar a Pedagogia EaD da FABSP e receber sólida formação acadêmica embasada nos grupos essenciais de disciplinas que englobam teorias pedagógicas, fundamentos na Psicologia, Sociologia, Metodologia de Ensino e Legislação Escolar Brasileira, o nosso aluno egresso estará pronto para atuar com êxito como pedagogo, pois teve, durante sua formação, rica bagagem para se tornar um profissional qualificado e com o seguinte perfil de:
● empenhar-se no seu aprimoramento profissional;
● compreender a docência como ação educativa e como processo pedagógico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da pedagogia (Art. 2.º §1.º das DCNs);
● dominar valores éticos e estéticos inerentes ao processo de aprendizagem, de socialização e de construção de conhecimentos no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo (Art. 2.º §1.º das DCNs);
● dispor de conhecimento científico e cultural dos métodos e das técnicas em Pedagogia e em Educação, com vistas não só à habilitação legal, no âmbito da educação escolar, como à sua competência profissional para o exercício de funções mais abrangentes, nas quais se faça necessário o trabalho do pedagogo;
● apresentar no seu desempenho profissional: raciocínio lógico, equilíbrio emocional, criatividade, compromisso político, clareza na metodologia científica adequada à ação a ser executada, capacidade de resolver novos problemas;
● compreender e valorizar as diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas;
● dispor de visão crítica da realidade sociocultural e educacional brasileira, possuindo a sensibilidade necessária para agir, para reagir e para interagir diante das mudanças inevitáveis do meio social;
● produzir conhecimentos, de modo a redimensionar sua práxis seja na sala de aula, seja na gestão escolar ou do sistema;
● reconhecer o impacto das novas tecnologias como um dos requisitos para a construção e para a efetivação da cidadania, assim como para a renovação da sua prática pedagógica;
● desenvolver consciência profissional e política quanto ao papel da escola e do educador no meio cultural.