Welcome to Faculdade Teológica Batista de São Paulo   Click to listen highlighted text! Welcome to Faculdade Teológica Batista de São Paulo Powered By GSpeech
Gézio Duarte Medrado
Gézio Duarte Medrado Diretor Geral
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Guarulhos (1975), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992 e 2001, respectivamente). Diretor Geral da Rede Batista de Educação - CBESP (Colégio Batista Brasileiro - Perdizes e Bauru e Faculdade Teológica Batista de SP); Consultor Jurídico; foi Sócio Titular e Fundador do Gézio Medrado, Marli Baptista Adv Associados; foi Professor Assistente Doutor da PUC-SP/FEA. É conselheiro do Conselho Superior das Ralações de Trabalho (CORT) da FIESP; Foi Professor da Escola Judicial do TRT/II Região. Leciona em cursos de pós-graduação (Relações Individuais e Coletivas de Trabalho; Processo do Trabalho). É Juiz do Trabalho aposentado. Foi V. Presidente e Diretor Cultural da Amatra-SP. É vice-presidente da AMAJUST - Associação dos Magistrados Aposentados da Justiça do Trabalho; Palestrante nos Congressos da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social da qual é membro. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo; Associado a AMB - Associação dos Magistrados do Brasil; da ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados Trabalhista; do Instituto de Direito Social Cesarino Júnior; da Associação Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social; da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT-SP (São Paulo, Br), no grau de Comendador. É membro e diácono da Igreja Batista da Liberdade-SP.
Maria Carolina Rocha Machado
Maria Carolina Rocha Machado Coordenadora do Curso
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e Mestrado em Educação pela mesma Universidade, da qual também foi docente. Trabalhou na educação básica e no ensino superior, em diversas instituições públicas e privadas. No ensino superior, além da UNIMEP, foi docente do Centro Salesiano Unisal de Piracicaba. Na educação básica foi professora no ensino fundamental e médio, ocupando cargos de gestão como Diretora e Coordenadora Pedagógica. Foi Coordenadora de área do Programa Escola da Família, junto à Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba. Já atuou como Assistente Pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, na área da Inclusão Digital, coordenando projetos, capacitando e supervisionando equipes de trabalho em escolas públicas da rede municipal de ensino, no Estado de São Paulo. Em Bauru atuou como Analista de Projetos Educacionais na empresa MSTECH, desenvolveu trabalhos de Pesquisas, Assessoria Pedagógica, Formação e Capacitação de Professores e atuou como professora de educação especial, na rede pública estadual de ensino. Atualmente desenvolve a função de Orientadora Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Batista Brasileiro - Unidade Bauru e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e Rede Batista de Educação (FTBSP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Gestão Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação inclusiva, gestão escolar, formação de professores, fundamentos da educação, escola da família, análise das situações e serviços especializados e inclusão digital.
Renata Maria Ghedini Ramos Jacuk
Renata Maria Ghedini Ramos Jacuk Docente/tutor
30 anos de experiência atuando em projetos de sistemas de informação e gestão de segurança da informação para diferentes nichos mercadológicos: educação, indústria de transformação, saúde, serviços entre outros. Atualmente é PROATEC Professora de Apoio de Tecnologia e Inovação na Rede Estadual de Ensino Paulista/ SEDUC SP, Professora PEB II - no Novo Ensino Médio em especial nos novos Itinerários Formativos. Pesquisadora - Bolsista sem vínculo com pesquisa voltada para desenvolvimento de Novos Modelos de Maturidade na formação de Profissionais das de Educação e Treinamentos.  Proprietária do Grupo Aremanto Consultoria e Treinamentos Ltda. Professora convidada do programa de pós-graduação na USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (programa de pós-graduação). Professora convidada do programa de pós-graduação na Laureate UAM. Coordenadora Adjunta no Centro Universitário UNIBTA. Supervisora de Projetos Acadêmicos no Grupo Unicetec/Cetta - Unidade UNIBTA. Professora titular na UNIBTA - cursos voltados para Tecnologia da Informação. Professora titular na Faculdade Sumaré - cursos voltados para Tecnologia da Informação. Planejamento e Implantação de projetos envolvendo: desenvolvimento de projetos de formação profissional  em diversas áreas do conhecimento, além de programas de Maturidade Corporativa Modelos e Metodologias de Gerenciamento de Projetos e Equipes PMO - PMP Governança Corporativa/de TI ITIL v3 2011 SGSI (Sistema de Gestão de Segurança da Informação) 6 Sigma - Black Belt SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) e Ferramentas BPM (Business Process Management) / Modelagem de Processos Coaching e Mentoring Possui graduação em Bacharel em Letras. Licenciatura Plena de Inglês/ pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1985) e Mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2004). Doutorado em Projetos em processo de validação. 
Ana Maria Paulino Comparini
Ana Maria Paulino Comparini Docente/tutor
Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Unesp - São José do Rio Preto. Graduada em Letras com Habilitação em Tradutor pela mesma Instituição, graduada em Letras pela FAFIBE - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bebedouro, graduada em Pedagogia pela FFCL - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Franca e Especialista em Metodologia Ativas para o Ensino pela Uni-Facef. Docente titular de cargo da Rede de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. Professora Formadora na Universidade Federal de Lavras-UFLA no campus virtual CEAD. Experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, Análise Linguística, Metodologia Científica, Literatura Infantil, ministrando aulas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Ensino a Distância. Membro do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF/Unesp /SJRP), cadastrado no CNPq desde 2002.
Cássia Aparecida Magna Olveira
Cássia Aparecida Magna Olveira Docente/tutor
Mestra em Docência para a Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender/Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência da Audiocomunicação pela UNESP/Marília-SP. Tem experiência na área da educação, com a inclusão educacional e reabilitação de pessoas com deficiência, com ênfase na pessoa Surda. Apresenta experiência também no ensino superior nos cursos de Psicologia (licenciatura) e Pedagogia com formação de professores. É pesquisadora associada do grupo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Mestrado em Docência na Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru: “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento", (profª responsável: Drª Vera Lucia Messias Fialho Capellini) e Coordenadora/colaboradora do "projeto dos grêmios estudantis", em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bauru e departamento de psicologia - UNESP/Bauru" (profª responsável: Drª Flávia da Silva Ferreira Asbahr). Professora de apoio pedagógico no Colégio Batista Brasileiro- Bauru/SP.
Giselda Fernanda Pereira
Giselda Fernanda Pereira Docente/tutor
Ph.D. Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela recebeu seu mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e seu bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ministrou o exame de Língua Portuguesa (CELPE Bras), certificado de proficiência em Português para Estrangeiros (PFL), desenvolvido e concedido pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil. É autora do Fala & Ação - Livro de Atividades de Português como Língua Estrangeira, guia para estrangeiros e professores no Brasil. Giselda está envolvida com o ensino superior internacional desde 2002. Trabalhou no Conselho de Intercâmbio Educacional Internacional (Ciee-SP) durante 15 anos como professora de Língua Portuguesa e coordenadora de programas de Artes Liberais e Negócios. Ela também atuou como coordenadora pedagógica do Instituto Adus para Refugiados, onde atualmente trabalha como voluntária. Lecionou Comunicação e Expressão, Sociologia, Responsabilidade Social e Corporativa e Comportamento Organizacional em uma faculdade de tecnologia em São Paulo. Lecionou por cinco anos na Fundação Getúlio Vargas (Faculdade de Administração de Empresas), através da Target Idiomas, ministrando aulas de português e cultura brasileira. Mais recentemente, ela leciona Língua Portuguesa nos Programas Acadêmicos do CET. Em Dickinson College, Giselda ministra cursos de Língua Portuguesa e Brasil no Contexto Latino Americano e é Diretora Residente do Programa de Estudos Brasileiros em São Paulo. Atualmente, pesquisa a construção da identidade nacional, e os estudos do PFL como fonte de cultura, atualmente com foco no estudo do Português como Língua de Acolhimento (PLA), e práticas de ensino de PLA, com base na visão pedagógica - intercultural de Paulo Freire. Suas outras áreas de interesse são Aquisição de uma Segunda Língua, Estudos de Lusofonia e Estudos Culturais. Giselda dá palestras sobre PLF e PLA em conferências em universidades no Brasil.
Glaucia Jacuk Herman
Glaucia Jacuk Herman Docente/tutor
Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP), Especialista em Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Metodista (UMESP). Possui graduação em Letras Português e Russo pela FFLCH-USP, Licenciatura Plena em Português pela FEUSP, é Contadora de Histórias e Biblioterapeuta. Pesquisadora na área de adaptações literárias para televisão, tem ampliado seus estudos e práticas buscando no diálogo entre as mídias e os produtos culturais, possibilidades de estímulo à leitura tanto como atividade lúdica, quanto especialmente como fonte de formação de seres sociais em constante desenvolvimento. É professora do colégio universitário da USCS. Ministrou aulas na FACULDADE IMPACTA DE TECNOLOGIA de 02/2007 a 06/2019 e na Universidade Paulista (UNIP) de 05/2005 a 12/2015. Foi professora do ensino fundamental II da PMSP de 10/2005 a 04/2008. Participou do Coletivo Contar é Preciso, grupo de Contadoras de Histórias sediado em Santos-SP em 2018-2019.
Liliane Barros Oliveira Delorenzi
Liliane Barros Oliveira Delorenzi Docente/tutor
Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014 - Ensino de Língua Portuguesa e TICs), possui graduação em Letras-Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003 - Habilitação: Português/Inglês), graduação em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2005 - Habilitação: Administração Escolar), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Iguaçu (2006), Mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011 - Literatura e Educação). Faz parte do grupo de pesquisa "O discurso pedagógico de Paulo Freire e sua permanência na contemporaneidade". É autora do livro didático de Língua Portuguesa - 7o ano - do Sistema Mackenzie de Ensino e coautora dos livros: Educação para Terceira Idade, Paulo Freire em Tempo Presente, Paulo Freire da Teoria à Prática e Professor: identidade e representação. Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Literaturas e Produção Textual do Colégio Batista Brasileiro, da Faculdade Batista Teológica e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Lina Célia Teixeira de Souza
Lina Célia Teixeira de Souza Docente/tutor
Mestre em Ciencias e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2002) e graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (1995). Atua como Coordenadora do polo de graduação, Coordenadora de negócios educacionais e Coordenadora do polo de pós-graduação, na instituição SENAC- SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente com pesquisas, trabalhos de TCC, investigação científica, iniciação científica e metodologia científica.
Luiz Alberto Teixeira Sayão
Luiz Alberto Teixeira Sayão Docente/tutor
Possui graduação em Letras - Hebraico pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor e diretor acadêmico da Faculdade Teológica Batista de São Paulo e professor da Faculdade Batista Pioneira. Tem experiência na área de Teologia, Línguas Originais da Bíblia, Geografia e Arqueologia Bíblica.
Mara Gitti Assis
Mara Gitti Assis Docente/tutor
Formada em Magistério - curso integral - Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério - CEFAM (1999); Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2003); Pós- graduada em: Psicopedagogia Clínica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) com complementação em Psicopedagogia Institucional e Terceiro Setor pelo Instituto Sedes Sapientiae (2009); Psicomotricidade Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Assunção - UniFAI (2012) e em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pelo Censupeg (2018). Atualmente é Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales e pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Censupeg. Lecionou em instituições particulares como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental AI (2000 à 2010). Atuou como assistente de coordenação do Ensino Fundamental AI e AF (2008 à 2012). Foi Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental AI e AF (2013 à 2017), intervindo com professores, pais, alunos e terapeutas, implantando projetos pedagógicos e formação de professores. Atuou como Psicopedagoga Clínica no EDAC, realizando avaliações multidisciplinares e intervenções psicopedagógicas. Atualmente (desde 2018), desenvolve seu trabalho como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Batista Brasileiro - Perdizes. Participa de congressos na área da Educação e produção de artigos científicos. Atua como autora e coautora de artigos para revista magazine e capítulos para livros/e-book com temáticas educacionais.
Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Matheus Seiji Bazaglia Kuroda Docente/tutor
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Sagrado Coração (2013), Mestrado pelo ProfLetras (UNESP/Assis) e é doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras, da UNESP/Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e produção de textos.
Priscila Pinel Bernardo Vieira Rocha
Priscila Pinel Bernardo Vieira Rocha Docente/tutor
Mestranda; possui graduação em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2018) e graduação em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1998). Atualmente é professora - Colégio Batista Brasileiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de Piaget - Vigotski – Wallon.
Rafael Botelho
Rafael Botelho Docente/tutor
Mestre em Educação para a Ciência (2017) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Bauru/SP. Especialista em Antropologia (2014) e possui Graduação em Filosofia e Pedagogia (2009 - 2015) pela Universidade do Sagrado Coração (USC) - Bauru/SP. Entre fevereiro/2016 e julho/2017 foi Docente da Universidade do Sagrado Coração (USC) e Tutor do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da mesma IES. Entre julho/2012 e julho/2017, foi gestor e orientador pedagógico na Coordenadoria Pedagógica da Universidade do Sagrado Coração (USC). Possui experiência e atuação na área de Educação, com ênfase em Educação Básica, Ensino Superior, Formação de Professores, Ensino de Ciências, História da Filosofia, História Antiga, História Geral, Epistemologia, Antropologia da Educação, Filosofia da Educação e Educação a Distância. Desde fevereiro/2014, possui experiência como professor de cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu). Entre setembro/2017 e janeiro/2019 foi Professor de Filosofia, História e Sociologia do Colégio Dom Bosco (Bauru/SP) e do Colégio Master Sociedade Civil (Duartina/SP) – este último, desde julho/2018. Desde abril/2017 é Professor de Ciências Humanas nas instituições Intelecto e Colégio Batista Brasileiro (2019), e Professor de Ciências Humanas na Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo. Desde janeiro/2021 é Orientador Educacional do Ensino Fundamental: Anos Finais no Colégio Batista Brasileiro – Unidade Bauru/SP.
Valéria Esteves Baptista
Valéria Esteves Baptista Docente/tutor
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana de Santos e pós-graduação em Mindset aplicado a Educação pela UniDBSCO. Professora de Ciências - Anos Finais e de Química - Ensino Médio por 25 anos. Atualmente é coordenadora pedagógica do Ensino Médio - Colégio Batista Brasileiro- Unidade Bauru. Tem vasta experiência na área de Educação.
William Quintela
William Quintela Docente/tutor
Mestre em Teologia pelas Faculdades Batistas do Paraná (FABAPAR); Pós-graduado em Docência do Ensino Religioso pela FABAPAR; Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná; Graduado em Formação de Docente para a Educação Básica – Letras pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Doutorando em Letras pela Mackenzie; Graduando em “Tradutor e Intérprete” pela UNINOVE; Bacharel em Estudos Interculturais pela Missão Horizontes/MG (Curso Livre). Professor da pós-graduação da Faculdade Teológica de São Paulo (Rede Batista de Educação); Professor do Seminário Teológico Batista de São Paulo (STBESP-Bauru) nas disciplinas: Grego, Exegese, Hermenêutica, Filosofia e Sociologia.
Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech