CORONAVÍRUS - INFORMAÇÕES E ATUALIZAÇÕES

 

18 de março

A Direção e o Staff Operacional da Teológica continuam atentos aos comunicados e orientações aos órgãos governamentais responsáveis pela vigilância sanitária além da situação que envolve todos da comunidade - alunos, professores, funcionários e agregados. Apresenta HOJE as seguintes orientações:

1. Sob o comando do Prof. Me. Lucas Merlo Nascimento, Coordenador Acadêmico da Teológica, desde esta segunda-feira a equipe acadêmica e demais colaboradores se empenharam na busca de ambiente tecnológico adequado para o atendimento ao apoio pedagógico aos alunos presenciais do curso de Bacharelado em Teologia, dos cursos de Pós-graduação, Básico de Teologia e do curso de Ministério de Louvor e Artes (este com o apoio do prof. Renato Marinoni), que será concretizado a partir da próxima segunda feira, dia 23 de março, tendo a duração ainda dependendo das orientações dos órgãos governamentais.

2. Conforme informamos no comunicado anterior, até sexta-feira próxima daremos todas as orientações operacionais deste atendimento remoto.

3. Amanhã nosso Coordenador Acadêmico estará promovendo a capacitação do corpo docente para operacionalizar a utilização da tecnologia de apoio pedagógico, a tempo de ocorrer o preparo das aulas que serão oferecidas a partir da próxima segunda-feira em modalidade remota de modo que cada aluno(a) não precisará (e não deverá) estar presente nas salas de aulas.

4. Seguindo orientações do Governo do Estado, que também estão sendo acompanhadas pela Primeira Igreja Batista do Brás, em não realizar eventos com aglomeração de pessoas, estamos suspendendo o culto/cerimônia de formatura que seria realizado no templo dessa igreja parceira no próximo dia 28 de março. Depois de passado este momento teremos condições de estudar nova data com os alunos formados e com a direção da igreja. Sobre isso relembramos que os alunos já passaram pela colação oficial de grau, portanto, já estão formados. O culto/cerimônia sempre é realizado como gratidão a Deus pela vida dos formados que, assim, cumpriram seu desafio com a conclusão dos seus estudos.

5. Por enquanto a equipe operacional tem estado de plantão (seg-sex, das 14h às 20h30). Qualquer alteração avisaremos. Mas, fiquem tranquilos, não haverá prejuízo no atendimento.

6. A Secretaria já solicitou aos alunos, pelos grupos de WhatsApp, a necessidade de obtenção de um endereço de e-mail junto ao Gmail para que possamos inserir cada um(a) na plataforma do apoio pedagógico remoto. Se você ainda não fez isso, deve fazê-lo até amanhã, quinta-feira, e enviar para a Teológica por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

7. Se você ainda não enviou para a Teológica (pelo e-mail acima) o seu número de celular, deve fazer isso até amanhã também.

8. Se você também não instalou o APP Telegram em seu celular, pedimos que o faça com urgência.

9. Por enquanto o atendimento da Biblioteca "Dirce Kaschel" está funcionando e poderá ser utilizada por pessoas que não apresentem qualquer sintoma do Coronavírus ou de qualquer outra enfermidade possível de transmissão, como gripe, resfriado etc.

Diariamente temos reuniões com o Staff Operacional e atentos aos informativos das autoridades sanitárias e decidindo dia-a-dia o que precisamos fazer. A prioridade é a segurança e tranquilidade de todos.

Se algum aluno ou aluna tiver sugestões ou pedido de informação, é só encaminhar para o nosso e-mail central para este momento Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE.

Em caso de urgência envie comunicação ao representante de sua turma, indicando que é uma mensagem para a Direção e Staff Operacional da Teológica.

Se algum aluno(a), professor(a), funcionário(a) ou participante de nossa comunidade tiver contraído o Coronavírus, solicitamos que nos informe também pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que possamos ter controle sobre as condições de saúde de nossa comunidade.

A qualquer momento, estas orientações poderão ser alteradas, levando-se em conta a segurança de todos os participantes de nossa comunidade.

 **********************************************

15 de março

A Direção e o Staff Operacional da Teológica estão atentos aos comunicados e orientações aos órgãos governamentais responsáveis pela vigilância sanitária além da situação que envolve todos da comunidade - alunos, professores, funcionários e agregados. Apresenta HOJE as seguintes orientações:

1. Antecipamos para esta semana (dias 16 a 21 de março) a chamada de "Semana de Estudos Programados" que está agendada originalmente entre os dias 20 a 25 de abril. Dispensando, portanto, a presença dos alunos na instituição durante os dias 16 a 21 de março para as aulas.

2. Enquanto temos o recesso de aulas nesta semana, nossa equipe estará preparando a plataforma Eventials para a transmissão das aulas a partir do próximo dia 23 de março, enquanto durar o recesso por orientação do serviço de vigilância sanitária governamental, garantindo a segurança de todos os participantes de nossa comunidade. A presença remota de todos os alunos nesta proposta pedagógica na modalidade a distância será obrigatória, pois se trata de apoio pedagógico alternativo à ausência na sala presencial. A metodologia sobre isso será explicada antes do término desta semana em outro boletim informativo.

3. PRECISAMOS QUE CADA ALUNO E ALUNA ENVIE, NO MÁXIMO ATÉ ESTA SEGUNDA FEIRA, DIA 16/03, ATUALIZAÇÃO DE SEU E-MAIL E NÚMERO DE CELULAR PARA NOSSO E-MAIL CENTRAL NESSE MOMENTO DE CRISE: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., mesmo que você já tenha seu e-mail e celular cadastrados em nosso sistema. Neste sentido, precisamos de providências urgentes de sua parte nos seguintes itens:

  • Os técnicos da empresa de provimento de internet que nos atende detectaram instabilidade nos serviços de e-mails da Microsoft tais como, Hotmail, Outlook e MSN;
  • Desta forma, se você utiliza qualquer um destes serviços, solicitamos que busque serviços alternativos, tais como o Gmail, para que você possa ter o atendimento adequado de apoio pedagógico;
  • Estamos preparando sistema adicional para contato ágil e eficiente, em momentos como este, com nossos alunos, professores e funcionários por meio da plataforma do Aplicativo Telegram. Sendo assim, solicitamos que você instale em seu celular o APP Telegram.

4. O atendimento da Biblioteca "Dirce Kaschel" continuará normalmente e poderá ser utilizada por pessoas que não apresentem qualquer sintoma do Coronavírus ou de qualquer outra enfermidade possível de transmissão, como gripe, resfriado etc.

5. Relembramos que foi criado um grupo de WhatsApp com os representantes de turmas de modo que a disseminação das informações possa ser feita de modo ágil. Todos devem estar atentos aos comunicados de seus grupos de classe.

6. Os demais canais de comunicação da Teológica estão ativos e podem ser utilizados para outros assuntos dentro do horário de expediente (das 14h às 20h30, seg-sex):

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WhatsApp: 11-99440-1472

Telefone: 11-3879-3600

Diariamente temos reuniões com o Staff Operacional e atentos aos informativos das autoridades sanitárias e decidindo dia-a-dia o que precisamos fazer. A prioridade é a segurança e tranquilidade de todos.

Se algum aluno ou aluna tiver sugestões ou pedido de informação, é só encaminhar para o nosso e-mail central para este momento Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (acessível pela equipe durante o expediente). EVITE COMENTÁRIOS NOS GRUPOS DE WHATSAPP SOBRE NOSSOS COMUNICADOS, ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE CONOSCO. A SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE.

Em caso de urgência envie comunicação ao representante de sua turma, indicando que é uma mensagem para a Direção e Staff Operacional da Teológica.

Se algum aluno(a), professor(a), funcionário(a) ou participante de nossa comunidade tiver contraído o Coronavírus solicitamos que nos informe também pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que possamos ter controle sobre as condições de saúde de nossa comunidade.

Sendo assim, a qualquer momento, estas orientações poderão ser alteradas, levando-se em conta a segurança de todos os participantes de nossa comunidade.

 **********************************************

14 de março

A Direção e o Staff Operacional da Teológica estão atentos aos comunicados e orientações dos órgãos governamentais responsáveis pela vigilância sanitária e apresenta aos alunos, professores, colaboradores e demais parceiros de nossa comunidade as seguintes orientações:

1. Até segunda orientação, as aulas para os próximos dias estão mantidas normalmente, com a aplicação das medidas necessárias para que se evite a propagação do Coronavírus, tais como:

  • não cumprimentar pessoas com o uso de mãos, abraços e assemelhados;
  • mantenha distância de cerca de 1 metro quando estiver conversando com outra pessoa, uma vez que, segundo os serviços sanitários, o processo principal de transmissão é por fluídos entre contato pessoal, inclusive gotículas de saliva;
  • asseio das mãos com o uso de água e sabão ou, secundariamente, álcool gel disponível em diversos setores da Teológica;
  • quando espirrar ou tossir, utilizar como proteção da região a parte interna do cotovelo ou o ombro, ou ainda com lenço descartável que deve ser imediatamente dispensado nos cestos de lixo espalhados no prédio e banheiros, lavando-se imediatamente as mãos conforme indicado;
  • comunicar imediatamente a instituição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. sobre a presença de algum dos sintomas do Coronavírus indicados pela vigilância sanitária e ausentar-se da frequência da instituição e das aulas, para que seja também possível receber assistência acadêmica remota de modo e não haja iminente prejuízo no aproveitamento escolar.

2. Estão suspensas as atividades da Semana Cultural, programadas para os dias 30/03 a 01/04.

3. Está suspenso o culto de Missões programado para a terça feira, dia 17/3.

4. A equipe acadêmica está se preparando tecnicamente com recursos tecnológicos para atender aos alunos na eventualidade de suspensão de aulas.

5. Foi criado um grupo de WhatsApp com os representantes de turmas, de modo que a disseminação das informações possa ser feita de modo ágil. Todos devem estar atentos aos comunicados de seus grupos de classe.

6. A qualquer momento estas orientações poderão ser alteradas, levando-se em conta a segurança de todos os participantes de nossa comunidade.

7. A Direção e o Staff Operacional se reúne diariamente para avaliar o andamento do cenário do Coronavírus no País e emitirá boletins informativos a cada tempo que houver alteração nestas orientações.

**********************************************

12 de março

A Direção da Teológica está acompanhando diariamente e de perto as informações oficiais, especialmente as do Ministério da Saúde, a respeito do Coronavírus e recomenda:

  • não vamos nos tomar de pânico com notícias espalhadas pelas redes sociais sem a devida origem comprovada, mas apenas informações oficiais especialmente anunciadas pelos serviços oficiais da área de saúde do Governo, seja Nacional, seja Estadual ou Municipal
  • vamos tomar todas as medidas para evitar o contágio, entre as quais:
  • lavar sempre as mãos com água e sabão e higienizá-las com álcool gel (pelo menos 70%) ou similar
  • não haver cumprimentos com as mãos, com os famosos beijinhos na face
  • não manter contatos muito próximos das pessoas, evitando abraços
  • mantenha pelo menos dois metros de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando
  • ao tossir ou espirrar, levante os braços e coloque, não as mãos, mas a dobra interna do cotovelo ou o ombro junto à boca
  • utilize roupas limpas, se estiver tossindo ou espirrando ou com sintomas da doença, troque constantemente de roupas
  • se estiver tossindo ou espirrando evite ficar muito perto das pessoas e se essa condição estiver sem controle, não frequente ambiente coletivo, procurando o serviço médico mais próximo, inclusive se tiver outros sintomas indicados pelos serviços médicos
  • ambientes fechados precisam ter circulação de ar, com janelas e portas abertas, isso exigirá que haja silêncio absoluto nos corredores da escola
  • sempre que possível utilizar copos e outros descartáveis ou louças devidamente higienizadas
  • não trocar alimentos com qualquer pessoa, tal como biscoitos, bolachas etc.
  • não espalhe notícias sobre o tema nas redes sociais a não ser as que tiverem origem em setores oficiais do governo
  • esteja diariamente informado com os pronunciamentos do Ministério da Saúde
  • O Ministério da Saúde-SUS possui um aplicativo chamado "Coronavírus SUS" que você deve ter em seu celular para informações sobre a prevenção da doença.

Estejam diariamente consultando o aplicativo da Teológica e seu site para saber novas notícias sobre o funcionamento das aulas.