A experiência da escuta da voz de Deus

[Estudos no Livro de Salmos - cap. 12] Socorro, SENHOR Deus! Porque já não há pessoas piedosas; desaparecem os fiéis entre os seres humanos. Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido ... Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira. As palavras do SENHOR são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes. Sim, SENHOR, tu nos guardarás; desta geração nos livrarás para sempre. Por todos os lugares andam os perversos, quando entre os seres humanoss a vileza é exaltada. [Salmo 12] Muitos querem ouvir a voz de Deus. Há, entretanto, muitos questiona- mentos sobre como conseguimos ouvi-la. Certamente nas Escrituras temos exemplos de que a voz audível de Deus foi perceptível para muitos – e não desconsideramos tal possibilidade em tempos modernos. Porém, restringir a experiência da escuta da voz de Deus não se limita a experiências de se obter audivelmente o som da Sua voz. O salmista que ora tem a percepção e o discernimento daquilo que é voz de Deus e daquilo que não é, por isso a conhece. No horizonte da fé cristã podemos falar sobre uma voz do Cristo e a voz do anticristo. Ao perceber a voz do anticristo temos o contraste e o parâmetro da compreensão da voz de Deus, cujo ápice da revelação é Jesus. As vozes contrárias a Deus são, antes de mais nada mentirosas, mali- ciosas, escorregadias, língua da “serpente de Éden” e trata-se de uma fala arrogante. A arrogância dos discursos dos anticristos os leva a achar que podem convencer tudo e todos com discursos elaborados no âmago da maldade do coração humano. Há sempre segundas intenções em suas palavras, intenções essas que denunciam o desejo por oprimir o pobre e esmagá-lo em palavras ácidas, cheias de ódio e maldade. No extremo oposto está a voz do Eterno... É voz da salvação do que está encurralado e angustiado. É voz da libertação do que está oprimido. É voz da verdade que destrói o falar duvidoso e sorrateiro. É a voz de Cristo: pura, mansa e pacífica. É igualmente forte e poderosa contra vozes dissidentes: “som de muitas águas”. Voz que acolhe, se solidariza e protege o necessitado. Por isso, aquele que confia em Deus tem ouvidos atentos para perceber sua voz no mundo e sabe identificar quando é Deus quem fala ou quando é o seu adversário – Satã. Quem experimenta a escuta da voz do Altíssimo se mar- avilha. Sente-se acolhido, salvo, seguro. As vozes odiosas e maldosas não podem ser comparadas ao vocabulário, à pronúncia e à poesia que se origina dos lábios do Divino. É som agradável, temperado e precioso. É música da melhor qualidade, que aquece o coração e nos dá alento. A voz de Deus sempre cura a dor do coração do abatido, dá alento para alma e é fonte inesgotável de alegria.

André Anéas

É pastor da Igreja Batista em Quitaúna (IBQ). Bacharel em Teologia, Doutorando e Mestre em Teologia. Coordenador dos cursos de Pós- graduação da Teológica, onde também é professor da área de Teologia Sistemática. É também escritor de livros e artigos.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contemporâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por André Anéas por André Anéas Professor da Teológica Professor da Teológica
A voz de Deus sempre cura a dor do coração do abatido, dá alento para alma e é fonte inesgotável de alegria.