A experiência da confiança

[Estudos no Livro de Salmos - cap. 11] No SENHOR Deus me refugio. Como dizem, pois, à minha alma: Foge, como pás- saro, para o teu monte? Porque eis aí os ímpios, armam o arco, dispõem a sua flecha na corda, para, às ocultas, dispararem contra os retos de coração. Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo? O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos das pessoas. O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice. Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face. [Salmo 11] Quando o problema parece ser insolúvel as opções se esgotam, as portas se fecham e a esperança parece sucumbir, propostas indecentes são sussurradas. As justificativas para agir de forma inconveniente pairam sobre as mentes dos desesperados ou são audíveis por meio de pessoas que “ten- tam” ajudar. Nestes momentos o caminho torto ganha algum atrativo e tudo vira argumento em prol de determinado fim. Como dizem: “os fins justificam os meios”. O salmista se depara com este dilema, mas não sucumbe diante da ten- tação de correr para os montes e garantir sua segurança em sua própria força e com a ajuda dos conselhos de quem não confia em Deus. O salmista não confia no caminho dos maus e não se permite dar espaço em seu coração para conformar sua vida com as atitudes deles. Ele tão pouco confia em si mesmo, pois sabe que é passível de falha e que em seu coração habita o mesmo mal do per- verso, o que lhe faz um perverso em potencial. Qual é a diferença do salmista que ora para aquele que empunha arcos da maldade? O salmista confia em Deus. No SENHOR ele se refugia. Aquele que experimenta a confiança no Eterno sabe que está escondido nEle e que nada está oculto diante daquEle que tudo vê. O olho de Deus sonda as mentes e os corações dos descendentes de Adão. Tanto as ati- tudes como as intenções estão nuas diante do Justo. O Santo ama a justiça e sabe quando alguém joga fora das regras. Nem mesmo o que ora está imune de ser objeto da investigação do Altíssimo. Diante desta compreensão do SENHOR há somente uma opção: se render. A experiência da confiança em Deus produz a convicção de que Deus tudo fará em prol de uma santa justiça - justiça que não está em ninguém da raça humana. A confiança torna a experiência de Deus experiência de quem encontrou abrigo, uma torre segura, proteção e garantia de que o mal não é para sempre. O mundo pode ser um caos. A vida pode estar um caos. Mas os que confiam no SENHOR encontram a paz que transcende o entendi- mento e que confunde a sabedoria dos inteligentes e dos arrogantes que pensam ter as respostas e as saídas dos males da existência. A experiência da confiança nos faz correr para os braços de Deus em tempos difíceis e, tão somente, descansar lá.

André Anéas

É pastor da Igreja Batista em Quitaúna (IBQ). Bacharel em Teologia, Doutorando e Mestre em Teologia. Coordenador dos cursos de Pós- graduação da Teológica, onde também é professor da área de Teologia Sistemática. É também escritor de livros e artigos.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contem- porâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por André Anéas por André Anéas Professor da Teológica Professor da Teológica
A experiência da confiança nos faz correr para os braços de Deus em tempos difíceis e, tão somente, descansar lá.