Fidelidade e confiança em Deus - nos dá

segurança!

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade digo para vocês que lhe confiará todos os seus bens. Mas, se aquele servo, sendo mau, disser consigo mesmo: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros e a comer e beber com pessoas embriagadas, virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera e em hora que não sabe e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes. [Mateus 24.45-51] Neste texto do Novo Testamento temos uma parábola de Jesus tratando do contexto da consumação de todas as coisas, do final dos tempos, cuja descrição está entrelaçada com a previsão da destruição de Jerusalém [Veja Mateus 24 e 25, Marcos 13 e Lucas 21]. Esta parábola nos traz lições importantes para um tempo como o do isolamento no combate ao Coronavirus (Covid-19). Destas lições é pos- sível destacar: A IMPORTÂNCIA DE SERVIR Esta parábola, em especial, chama os cristãos de “servos”, inclusive os líderes são servos que cuidam dos demais servos. Na verdade, o termo empregado no texto grego original para “servos” é “escravos” [doulos]. Foi possível ver em diversos lugares do mundo pessoas correndo aos super-mercados para comprar produtos que poderiam faltar, deixando as prateleiras vazias. Numa hora como esta em que todos pensam em sua sobrevivência é momento de agir em favor dos demais para a sobre- vivência de todos. Aqui está o desafio: O que você está fazendo em favor dos outros? O MAIS IMPORTANTE É O “COMO” E NÃO O “QUANDO” Esse é um dos trechos escatológicos da Bíblia, que fala da consumação de todas as coisas. Esse assunto levanta a pergunta sobre quando tal con- sumação vai acontecer. Ao longo da história muitos já tentaram marcar a data do fim dos tempos e, obviamente, erraram. Os próprios discípulos que estavam com Jesus queriam saber esse “quando” [Mateus 24.3]. Jesus não deu detalhes sobre o “quando”, mas enfatizou o “como”. O mais importante não é saber o que vai acontecer, mas como estamos vivendo como seguidores de Jesus. Todo ensino de Jesus é sobre estar preparado para aquele momento. Estar preparado é perseverar no serviço a favor dos outros em obe- diência ao Mestre. CORAGEM PARA VIVER EM UM NOVO MUNDO No ano 70 da nossa era Jerusalém e o seu templo foram destruídos, e a vida dos judeus e da igreja mudou por causa disto. Os judeus foram desaparecendo da igreja e o judaísmo se reorganizou. A igreja continuou se expandindo pelo mundo todo. Jerusalém, onde tudo havia começado, foi ficando cada vez menos central para a igreja [Atos 1.8]. O nosso mundo certamente vai mudar por causa desse vírus. Precisamos nos preparar para viver o novo em nossas vidas em particular, na família, na igreja e na sociedade. O novo sempre assusta, mas a promessa de Jesus é que ele sempre estará conosco.

Jonas Machado

Pós-doutor em História Antiga pela Universidade de Campinas com estágio em Oxford, Doutor e Mestre em Ciências da Religião, Mestre em Teologia, Bacharel em Teologia. Pastor da Igreja Batista Jardim Utinga, Santo André, SP. Professor da Teológica na área de Bíblia.

Como a Teológica pode me ajudar a

compreender melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contem- porâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por Jonas Machado por Jonas Machado Professor da Teológica Professor da Teológica
Precisamos nos preparar para viver o novo em nossas vidas em particular, na família, na igreja e na sociedade. O novo sempre assusta, mas a promessa de Jesus é que ele sempre estará conosco.