Não esqueça de colocar óleo!!

De manhã, Senhor Deus, ouça a minha voz; de manhã eu te apresento a minha oração e fico esperando. [Salmo 5.3] Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz poara o meu caminho. [Salmo 119.105] Outro dia, no culto doméstico aqui em casa, li uma meditação que me fez lembrar de quando um dia fui levar meu carro para um conserto e, vendo um outro carro em que o mecânico estava trabalhando, lhe per- guntei o que tinha acondecido e ele me respondeu que o dono esqueceu de colocar óleo e o motor fundiu. Pois é, aqui entra o ditado “óleo é barato, motores são caros!” Conferir se o óleo do motor está no nível, também o óleo do freio, a água no radiador etc, faz parte da manutenção básica que devemos observar em um veículo. Sai mais barato do que deixar de fazer. O mesmo ocorre com nossa vida. Se nutrimos pensamentos ruins, nosso cérebro acaba se alimentando de forma negativa e construindo uma estrtura mental e emocional que nos leva a enxergar a vida também de forma ruim, e isso acaba se refletindo em nossas decisões, em nosso relacionamento com outras pessoas, em nossa maneira de enx- ergar o mundo. Nosso cérebro precisa de manutenção sempre, e é isto que o Apóstolo Paulo nos ensina quando aponta para qual o conteúdo deve estar em nossa mente: tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensa- mento de vocês [Filipenses 4.8]. A Palavra de Deus é fonte de valores para nossas decisões, para nossas escolhas. Paulo também nos ensina que ela é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que quem é de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra [1 Timóteo 3.16,17]. Ao povo de Deus que estava no deserto à caminho da terra prometida a instrução foi clara: Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te [Deuteronomio 6.6]. Isso apopnta para o valor da Palavra de Deus estar diariamente nos guiando, fato importante na manutenção da nossa vida. Além do estudo dedicado da Palavra de Deus, a manutenção de nossa vida será feita por meio da oração. Novamente Paulo nos ensina: Orem sem cessar [1 Tessalonicenses 5.17]. A oração é muito mais do que mera comunicação com Deus e nem um meio de convencer-Lhe para nos responder conforme nossa vontade. Orar indica estado de dependência de Deus, significa dialogar com Ele para expressar nossos sentimentos, nossas decisões, abrir para Ele nossos corações como o fazemos para um amigo. Claro, significa também apresentar-Lhe nossas angústias [veja Filipenses 4.6,7] para que Ele cuide conforme a própria vontade dEle. A oração também é terapêutica e outro meio de promover a manutenção em nossa vida total. Infelizmente a leitura da Palavra de Deus, o culto doméstico, a oração, e até a frequência nos cultos ou mesmo o trabalho na igreja, acabaram sendo transformados em “meios de graça”, isto é, sacramentos e busca de bênçãos, como um meio de troca com Deus. Não seremos menos ou mais abençoados se lermos menos ou mais a Bíblia, ou se orarmos menos ou mais, como se fosse depositar estes nossos atos religiosos, como rituais, em uma conta corrente lá no céu. Seremos abençoados ao ler a Bíblia para nela buscarmos a verdade, para conhecermos melhor a Deus, buscarmos seus valores e ensinos que servirão para nossas decisões, para dirigrmos nossa vida em caminhos corretos. Ficamos realizados quando encontramos amigos, quando podemos partilhar com eles nossos sonhos, quando podemos até pedir seus conselhos e ajuda para nossas angústias, não é verdade? Assim será com nossa vida de oração. A manutenção da vida será bem feita seguindo estas providências pelo menos. Que tal você hoje fazer um plano de leitura e estudo diário da Bíblia, um plano de oração constante? Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. [Salmo 119.8] A Bíblia é o único que você lê e o autor está sempre ao seu lado. Orar não deve ser a última solução, mas a primeira atitude! O propósito da oração não é sujeitar Deus à minha vontade, mas sujeitar a minha vontade a Deus! [Timothy Keller]

Lourenço Stelio Rega

É pastor desde 1977. Teólogo, eticista e escritor. Bacharel e Mestre em Teologia, Licenciado em Filosofia, Pós- graduado em Análise de Sistemas, Mestre em Educação, Doutor em Ciências da Religião. Tem formação na área de liderança. Diretor da Teológica. Professor de Ética/Bioética, Administração Eclesiástica, Filosofia da Religião, Liderança e Ferramentas para Gestão Estratégica

Como a Teológica pode me ajudar a compreender melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contem- porâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por Lourenço Stelio Rega por Lourenço Stelio Rega Professor e Diretor da Teológica Professor e Diretor da Teológica
“Não seremos menos ou mais abençoados se lermos menos ou mais a Bíblia, ou se orarmos menos ou mais, como se fosse de- positar estes nossos atos religiosos, como rituais, em uma conta cor- rente lá no céu.”