A experiência da tristeza

[Estudos no Livro de Salmos - cap. 6] SENHOR ... em compaixão de mim, SENHOR, porque eu me sinto debilitado; sara- me, SENHOR, porque os meus ossos estão abalados. Também a minha alma está profundamente perturbada ... volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça ... estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos ...o SENHOR ouviu a voz do meu lamento; o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração. [Salmo 6.1ss] É parte da experiência da vida a tristeza. Muitas vezes nos percebemos desamparados, aos prantos, amedrontados. Semelhante ao salmista, que tem sua cama encharcada de lágrimas, choramos por não termos alterna- tiva e por estarmos abatidos diante de inimigos que se levantam contra nós. Uma enfermidade, isolamento, perseguição no trabalho, injustiças que nos assolam, escassez de recursos, problemas com filhos, cônjuge, parentes e conhecidos, ou até quando vidas amadas nossas são ceifadas sem um propósito por quem deveria nos proteger. Mesmo diante desses tipos de situação, aprendemos com o salmista que o Deus revelado nas Sagradas Escrituras é um Deus que está próximo e acessível a nós, especialmente quando estamos fracos. A Ele podemos clamar por misericórdia, podemos ser sinceros e, até mesmo, fazer perguntas: até quando SENHOR?. O salmista nos mostra que a experiência que devemos ter com Deus está baseada em sinceridade, num rasgar o coração e deixar tudo que está dentro da alma ser posto para fora de nós, derramado diante do Eterno. Diante do Senhor não camuflamos nossos sentimentos. Diante dEle devemos ser quem somos: pessoas carentes e necessi- tadas de uma justiça que não se encontra em nós. Na experiência da tristeza se escancara a porta da oportunidade da experiência de oração indi- cando nossa dependência de Deus. Deus nos ouve. Deus aceita nossa indignação, decepções, tristeza. Deus nos dá esperança de justiça quando oramos sobre uma cama regada por lágrimas. Ore, suplique, clame em nome do amor leal de Deus! Mesmo na exaustão de tantos gemidos de tristeza, Ele está próximo de você e pronto para ouvir sua oração.

André Anéas

É pastor da Igreja Batista em Quitaúna (IBQ). Bacharel em Teologia, Doutorando e Mestre em Teologia. Coordenador dos cursos de Pós- graduação da Teológica, onde também é professor da área de Teologia Sistemática. É também escritor de livros e artigos.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contem- porâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por André Anéas por André Anéas Professor da Teológica Professor da Teológica
Ore, suplique, clame em nome do amor leal de Deus! Mesmo na ex- austão de tantos gemidos de tristeza, Ele está próximo de você e pronto para ouvir sua oração.