Saúde espiritual em tempos de calamidade

Vejam estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. [Lucas 21.6] Desde os primeiros tempos Jesus ensinou que no futuro viriam calami- dades, fomes, guerras, epidemias, assim como temos como o coronavírus (COVIV19). Jesus nos alera: Cuidado para vocês não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘o tempo está próximo’. Não sigam estas pessoas. Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente". Então ele disse: "Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês... (Lucas 21.8-12) As calamidades, pestes, guerras aconteciam e estão acontecendo desde o discurso de Jesus, e prosseguirão até à sua volta. E Ele mesmo indica que será como quando vem, iso é, sem avisar [Mateus 24.43,44]. Se nós soubéssemos quando o ladrão viria, protegeríamos a nossa casa e fi- caríamos de prontidão. É certo que o fim dos tem- pos virá! Poderá ser breve ou não. Os sinais que já ocorreram ao longo da história garantem que o discurso de Jesus irá, de fato, se concretizar. Esse tipo de pandemia pelo qual hoje passamos revela, entre outras coisas, nossa fragilidade. Diante disto, nos vemos totalmente dependentes da maravilhosa graça e cuidado de Deus! O controle está em Suas poderosas mãos e não sobre as estruturas criadas pela humanidade. Elas são importantes, mas são frágeis diante do caos. Ao longo da história percebemos que o caos pode se instalar, mostrando que, em pouco tempo, todo esforço humano pode ser inútil. Você se lembra dos tsunamis, dos terremotos, das inúmeras guerras? Não temos o total controle de nossas vidas, somente o nosso Criador. Todas essas coisas apontam para a realidade do ser humano e do sistema, ambos contaminados pela maldade humana, como diz o apóstolo Paulo, todos se rebelaram e se afastaram do plano de Deus para a Criação (Romanos 5.20). Estamos sob essa maravilhosa misericórda e, portanto, estamos em plena segurança nos braços do Nosso Pai Celeste. Portanto, é tempo para refletir sobre como está a nossa saúde espiritual. Avaliar em como investimos nosso tempo em oração, estudo e leitura da Palavra de Deus para ouvir a Sua voz e conhecer os princípios que vão orientar nossas escolhas diárias. Mais ainda, é o momento para fazermos avaliação sobre os objetivos de vida que estamos seguindo. Este momento de isolamento é propício para isso, como nos ensinou Jesus, o Mestre: Entra no teu quarto, ore ao Pai que está em secreto e Ele, que te vê em secreto, te recompensará [Mateus 6.6] Por essas práticas vem a sensibilidade, discernimento e intuição qe nos dão saúde espiritual. Que Deus nos ajude a manter nossa saúde espiritual até que Ele venha em poder e glória!!! Amém.

Marcos de Almeida

Bacharel em Teologia, Mestre em Ciências da Religião. Professor da Teológica na área histórica, sistemática, bíblica e grego e exegese do Novo Testamento. Pastor na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contemporâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por Marcos de Almeida por Marcos de Almeida Professor da Teológica Professor da Teológica
Esse tipo de pandemia pelo qual hoje passamos revela, entre outras coisas, nossa fragilidade.