A experiência do descanso

Saibam, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele ... Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro. [Salmo 4.3,8] Muitos de nós já tivemos a experiência de receber um pedido de oração de alguém e, em geral, aceitamos orar pela pessoa. Oramos, clamamos e pedimos para Deus transformar algum tipo de situação. Seja a cura de uma enfermidade, um pedido de emprego, solução para uma crise financeira, a falta de alegria, algum sentimento de depressão, ou mesmo a melhoria na vida espiritual, são alguns pedi- dos que recebemos de amigos, conhecidos e parentes. Oramos na esperança de sermos ouvidos, com convicção de que Deus tem todo o poder para agir. Nos solidarizamos e esperamos em Deus quando nos convocam para orar pelo outro. Experiência diferente é quando somos nós mesmos quem precisamos do apoio em oração, quando somos nós quem estamos inseridos no mar da expectativa da resposta à alguma angústia. É aqui que a urgência do agir de Deus é sentida plenamente, quando somos nós quem precisamos do agir do Senhor. E, neste momento, precisamos da empatia dos outros para nos ajudar a levar as nossas cargas. Nesse momento aprendemos a ser mais empáticos com os outros! Somente depois de dependermos completamente de Deus em dada situação é que vamos sendo moldados a sentir a dor do próximo. Quando oramos, insistimos com Deus. Quando oramos, derramamos diante dEle nossa limitação, finitude, incapacidade, impossibilidade de solução a partir do nossa capacidade humana. No clamor pela misericórdia e escuta do Eterno, reconhecemos que só podemos desfrutar da experiên- cia do descanso no Criador. Na oração aprendemos a confiar, esperar e se aquietar nEle (Salmo 46.10), pois somente Ele é quem pode colocar nossa vida no rumo certo. Descansar em Deus não significa ter a resposta que queremos, mas partilhar com Deus nossa dor, saber que Ele se compadece de nos, é empático e a sua resposta será a melhor resposta para nós. Ao perceber- mos isso, e somente assim, é possível descansar, pois, embora existam pessoas que confiam em si mesmas ou em outros recursos. Deus enche o coração de quem ora de alegria, paz e segurança. Na experiência do descanso, oramos e pedimos, nos humilhamos e insistimos, nos autodeclaramos incapazes e recorremos aquele que É. O resultado disso será sono seguro, sono agradável, uma soneca. Quem ora e confia que será ouvido, independentemente da resposta, recebe do Deus que se importa a condição de descanso. Quem sabe, ao descansar nEle, possamos ser descanso para quem nos pede oração, descansando no Senhor junto do próximo.

André Anéas

É pastor da Igreja Batista em Quitaúna (IBQ). Bacharel em Teologia, Doutorando e Mestre em Teologia. Coordenador dos cursos de Pós- graduação da Teológica, onde também é professor da área de Teologia Sistemática. É também escritor de livros e artigos.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contem- porâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por André Anéas por André Anéas Professor da Teológica Professor da Teológica
Quem ora e confia que será ou- vido, independentemente da resposta, recebe do Deus que se importa a condição de descanso.