A experiência da segurança

Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: “Não há em Deus salvação para ele.” Porém tu, Senhor, és o meu escudo protetor, és a minha glória e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Eu me deito e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo dos milhares que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois desferes um golpe no queixo de todos os meus inimigos e quebras os dentes dos ímpios. Do Senhor é a salvação. A tua bênção esteja sobre o teu povo! [Salmo 3] Muitas são as adversidades enfrentadas na vida. Para o rei Davi não era diferente. Inimigos se levan- tam todos os dias até mesmo em forma de contingências da vida. Fica difícil controlar os obstáculos que insistem em se colocar diante do caminho que percorremos. Quando parece que tudo vai bem, o casa- mento entra em crise. Quando a crise cessa, o filho fica doente. Quando o filho está restaurado, somos tomados por tristeza indizível. Quando a tristeza passa, nosso chefe começa a nos perseguir. Quando o chefe muda o alvo, chega a crise financeira. E assim por diante... Quando estamos inseridos em uma dessas complicadas situações o sentimento da fragilidade, insignificância e medo, não raras vezes, toma conta de nós. Sentimo-nos inseguros, desprotegidos, desamparados e vulneráveis. A verdade é que todos passam por esse tipo de situação. Entretanto, a grande diferença existe para aqueles que experimentam a segurança de Deus. Os deboches que chegam como setas em nossos corações, dizendo: “onde está a ajuda do seu Deus?”, não atingem os que confiam no Senhor. De forma semelhante ao salmista, os que experimentam a segurança do Eterno sabem, lá no fundo da alma, que nosso grito de socorro sempre chega ao Altíssimo, que não desampara quem ora e está em perigo. É certo que Ele firma nossos pés e levanta nossas cabeças em meio as tempestades. É certo que nossas orações são respondidas. Tal confiança produz descanso enquanto dormimos. O salmista diz que quando se vê cercado por exércitos poderosos: “me deito e durmo”. Os milhares que hostilizam o salmista e os inimigos que tentam abalar nossa alma não dão medo quando estamos no abrigo de Deus, protegidos e amparados. Viver é uma arte que exige certa habilidade. Mas a verdade é que nossa habilidade não dá conta da enxurrada de problemas complexos e inopor- tunos que estão na estrada da existência. Porém, quando estamos na experiência da segurança em Deus podemos deitar e dormir, certos de que aquEle que É, o Senhor, olha por nós e está preparado para nos socorrer dos perigos que a vida proporciona. Em caso de perigo, sempre grite por socorro ao Senhor. A ajuda é certa.

André Anéas

É pastor da Igreja Batista em Quitaúna (IBQ). Bacharel em Teologia, Doutorando e Mestre em Teologia. Coordenador dos cursos de Pós- graduação da Teológica, onde também é professor da área de Teologia Sistemática. É também escritor de livros e artigos.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contemporâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por André Anéas por André Anéas Professor da Teológica Professor da Teológica
Em caso de perigo, sempre grite por socorro ao Senhor. A ajuda é certa!