A experiência da prosperidade

Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo con- trário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido [Salmo 1.1-3] Quando pensamos em prosperidade logo vem à mente a prosperidade financeira e patrimonial. Esta perspectiva, muito embora seja comum nos nossos dias, não é bíblica. Então, o que é ser próspero a partir da visão bíblica? Ou melhor, quais são as evidên- cias da vida próspera? As Sagradas Escrituras falam de dois caminhos que nos levam à prosperidade. O caminho dos pecadores Um deles é o caminho dos pecadores. Nesse caminho há arrogância. O deus de quem escolhe este caminho é o próprio umbigo. Um caminho em que nos senti- mentos autossuficientes, independentes e autônomos. Aqui impera nossa vaidade, nos sentimos donos do poder, achamos que nossas capacidades racionais são a última instância da “verdade”. Manipulamos, enganamos, pervertemos, fraudamos e destruímos a inocência de quem cruza nosso caminho. Trata-se de um caminho perigoso, caminho de zombadores de Deus. O mais triste: é um caminho que faz mal à alma. Pode ser rápido ou pode demorar... Mas a alma vai sendo corroída pelo peso de sustentar a mentira de si mesmo. É difícil viver nesse caminho. É cansativo sustentar quem, de fato, não somos. É difícil carregar a responsabilidade de sempre estar certo. Nesse caminho a nossa vida não prospera e nem floresce. Murcha, seca e morre, pois o que se conquista acaba nos consumindo e destruindo relacionamentos. O caminho da Palavra de Deus Mas feliz e prospero é quem escolhe outro trajeto! Aquele que reconhece sua necessidade das palavras do Eterno, que não vê nos pecadores exemplo para si, mas tão somente no próprio Deus, e que absorve a sabedoria proveniente do alto dia e noite. Este é como árvore plantada no lugar certo que florece e dá seu fruto. Aqui a nossa alma fica leve, pois está sendo regadaconstantemente por águas correntes. Neste caminho de vida não existe pressão para o sucesso, pois há plenitude de vida. Não há busca pela felicidade, pois felicidade não é objeto, mas um estado permanente. Prosperidade! A certeza de saber que a vida está seguindo o fluxo correto, sob a aprovação do Pai. Portas abertas e fechadas, sucesso e insucesso, chave na mão ou no chão... Pouco importa. Há convicção de que a vida retornou ao jardim... ao jardim de Deus. Isso basta! A prosperidade que vem de Deus nos garante o sucesso real e permanente.

André Anéas

É pastor da Igreja Batista em Quitaúna (IBQ). Bacharel em Teologia, Doutorando e Mestre em Teologia. Coordenador dos cursos de Pós- graduação da Teológica, onde também é professor da área de Teologia Sistemática. É também escritor de livros e artigos.

Como a Teológica pode me ajudar a compreender

melhor a Bíblia?

Oferecemos diversos cursos tanto formais, quanto de extensão e de curta duração que tratam de temas bíblicos, doutrinários/teológicos, ministeriais, além de temas que cuidam da vida espiritual, emocional/mental na área de aconselhamento, mas também na área de interpretação da Bíblia, temas ligados à vida da igreja, da educação e outro temas contem- porâneos para continuada atualização de pastores, educadores, líderes e membros das igrejas. Desejando receber mais mensagens como esta nos envie um e-mail AQUI ou nos envie uma mensagem pelo WhatsApp AQUI ou pelo nº 11-99440-1472 Consulte nosso web-site para nos conhecer melhor. CLIQUE AQUI ESCREVA-NOS e solicite mais informações. CLIQUE AQUI
por André Aneas por André Aneas Professor da Teológica Professor da Teológica
“A Bíblia menciona dois caminhos que nos levam à prosperidade”